O seu browser está desatualizado!

Actualize o seu browser para uma correta visualização deste website.

Chrome

GOOGLE CHROME


DOWNLOAD



Firefox

MOZILLA FIREFOX


DOWNLOAD



IE

INTERNET EXPLORER


DOWNLOAD



Opera

OPERA


DOWNLOAD



Close

Declaração Mensal de Remunerações

Alteração em Portugal

Declaração Mensal de Remunerações

Links úteis:  Portaria n.º 17-A/2015, de 30 de janeiro  

Com a Portaria n.º 17-A/2015, de 30 de janeiro, foram publicadas as novas instruções de preenchimento da Declaração Mensal de Remunerações - AT.

As novas regras produzem efeitos desde o dia 1 de janeiro de 2015, e consequentemente revogam as anteriores instruções de preenchimento da Portaria n.º15-A/2014, de 24 de dezembro.

A nova atualização da Declaração Mensal de Remunerações passa a considerar na sua estrutura novos tipos de rendimentos, nomeadamente:

RENDIMENTOS ISENTOS SUJEITOS A ENGLOBAMENTO:

  • A18 - Importâncias despendidas pelas entidades patronais para contratos que garantam exclusivamente o benefício de reforma (n.º 1 artigo 18.º do EBF);
  • A19 - Rendimentos do trabalho dependente auferidos por sujeitos passivos que, no ano a que respeitam os rendimentos, tenham sido deslocados do seu normal local de trabalho para o estrangeiro (n.os 1, 2 e 3 do artigo 39.º-A, do EBF).

RENDIMENTOS NÃO SUJEITOS (artigos 2.º e 2.º-A do Código do IRS):

  • A24 - “Vales de educação”, na parte que não exceda os limites referidos na parte final da alínea b) do n.º 1 do artigo 2.º-A do Código do IRS;
  • A25 - Indemnizações ou compensações auferidas, no ano da deslocação, pela mudança do local de trabalho, na parte que não exceda os limites previstos na parte final da alínea f) do n.º 1 do artigo 2.º-A do Código do IRS.

Além disto, passamos a incluir uma nova categoria "Vales de Educação", devendo as entidades que disponham de abonos definidos como vales de educação/ticket educação, configurar o grupo de abono alterando a categoria para "Vales de Educação", devendo assinalar que se trata de de um tipo de rendimento A.

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se atualizado acerca das novidades do CentralGest ERP e das alterações às leis em vigor!

Increver na Newsletter