O seu browser está desatualizado!

Actualize o seu browser para uma correta visualização deste website.

Close

SEPA - Área Única de Pagamentos em Euros

O que muda em 1 de Fevereiro 2014?

SEPA - Área Única de Pagamentos em Euros

Links úteis:  Banco de Portugal   Comissão Europeia   Banco Central Europeu   Conselho Europeu de Pagamentos - EPC   Euro Banking Association

O que é o formato SEPA?

A palavra SEPA significa (Single Euro Payments Area), e resulta numa área única de pagamento em euros, que abrange consumidores, empresas e administração pública do espaço SEPA.


Quais os países abrangidos?

Esta exigência abrange 33 países:

  • 28 da União europeia e respetivos territórios ultramarinos;
  • 3 países do Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega);
  • E ainda a Suíça e o Mónaco.

Quando entra em vigor?

A partir do dia 1 de fevereiro de 2014, as transferências bancárias a crédito e os débitos diretos têm de obedecer aos requisitos técnicos SEPA (Single Euro Payments Area), de acordo o estabelecido no Regulamento (EU) n.º 260/2012, do Parlamento Europeu e do Conselho.


Quais os meios de pagamento SEPA?

Os instrumentos de pagamento sujeitos às novas regras são:

  • Transferências a crédito;
  • Débitos Diretos.

O que muda no CentralGest?

No formato SEPA é obrigatória a identificação das contas bancárias através do IBAN (Internacional Bank Account Number), em vez do NIB (Número de Identificação Bancária). Deste modo, e com objetivo de agilizar este processo, criámos um conversor que permite efetuar esta tarefa nas contas nacionais rapidamente.

Para além disso, o ficheiro a criar pelas empresas para processamento da transferência bancária, foi desenvolvido de acordo com o formato exigido com a norma UNIFI (ISO 20022), sendo a sintaxe XML.

Conversor automático de NIB para IBAN, servirá apenas para as contas bancárias nacionais, e surgirá automáticamente no écran, quando o utilizador efetuar o acesso a uma das seguintes soluções:

  • Manutenção de Bancos, Agências e Contas
  • Manutenção de Clientes e Fornecedores
  • Dados Históricos de Empregados
  • Para responder a casos excecionais de instituições financeiras que não disponham do sistema SEPA totalmente funcional, garantimos a possibilidade do Supervisor aceder ao Editor de Registo, e proceder à criação dos ficheiros no formato anterior PS2, tal como se pode observar nas imagens seguintes:

Partilhar

Inscreva-se na nossa newsletter e mantenha-se atualizado acerca das novidades do CentralGest ERP e das alterações às leis em vigor!

Increver na Newsletter