Todas as Notícias

Faturas em PDF aceites até ao final de 2027 e SAF-T da Contabilidade para 2029

9 out. 2026

O Governo anunciou um novo adiamento da obrigatoriedade de submissão do ficheiro SAF-T (PT) da contabilidade, no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2027. 

De acordo com a proposta apresentada, a obrigação de entrega do ficheiro SAF-T da contabilidade passará a aplicar-se aos períodos contabilísticos de 2028 e seguintes, com a primeira entrega prevista para 2029. 

Esta medida representa um novo adiamento face ao calendário anteriormente estabelecido, que previa a aplicação da obrigação aos períodos de 2027, com entrega em 2028. 

Faturas em PDF continuam a ser aceites até ao final de 2027 

A proposta contempla ainda o prolongamento da aceitação de faturas em formato PDF até 31 de dezembro de 2027, mantendo a sua validade para efeitos fiscais. 

Estas alterações permitem às empresas dispor de mais tempo para se adaptarem às exigências de digitalização e comunicação de informação contabilística e fiscal. 

Importa salientar que estas medidas integram ainda a proposta de Orçamento do Estado para 2027, estando sujeitas à respetiva aprovação. 

A Centralgest continuará a acompanhar as alterações legislativas, mantendo os seus clientes informados sobre as novidades com impacto nas suas obrigações fiscais e contabilísticas. 

 

Se pretende ser contactado, clique no botão e preencha o formulário!

Quero ser contactado