Todas as Notícias

Taxonomias do Plano de Contas - Alteração do SAFT em 2017

15-03-2017

A partir do dia 1 de julho de 2017, todos os sujeitos passivos que possuam contabilidade organizada, estão obrigados a entregar o ficheiro SAF-T (PT) de acordo com a nova estrutura da Portaria nº 302/2016 de 2 de dezembro, sempre que o mesmo seja solicitado pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

As grandes alterações no ficheiro ocorreram na área de contabilidade, onde foram adicionadas as designadas Taxonomias do Plano de Contas.

O que são as Taxonomias do Plano de Contas?
São tabelas com códigos pré-definidos na referida portaria, que vão permitir relacionar as contas de um determinado plano de contas e as rubricas contabilísticas existentes em cada Entidade. Deste modo, será possível compreender informaticamente os dados da contabilidade, de acordo com o plano de contas adotado. 

Qual o objetivo de adicionar as Taxonomias do Plano de Contas na estrutura do ficheiro SAF-T (PT)? 
A introdução das Taxonomias na Contabilidade, visa simplificar e automatizar o preenchimento dos Anexos A e I da IES de 2017 a submeter em 2018.
Para além disso, a nova estrutura do ficheiro SAF-T de contabilidade irá possibilitar aos serviços de Inspeção Tributária e Aduaneira uma análise mais abrangente e completa.

Veja aqui tudo sobre as Alterações do Ficheiro SAF-T (PT) em 2017 - Taxonomias do Plano de Contas.

Se pretende ser contactado, clique no botão e preencha o formulário!

Quero ser contactado